Em Nova York, não há finais felizes para os contos de fada.

O grande lobo mau está cansado. Aqui, ele atende pelo nome de Bigby. Ele pega um cigarro e uma dose dupla de whiskey. Os nós de suas mãos estão machucados por causa de uma briga e eu meio que perdi a conta de quantos maços ele fumou desde o começo do jogo. Provavelmente, muitos devem ter ouvido falar de The Wolf Among  Us, então antes de mais nada: Não há finais felizes para contos de fada. Esqueça isso. A única coisa que existe é uma Nova York sombria, suja e que nunca dorme.

O jogo é um trabalho da Telltale Games e seu primeiro episódio foi lançado em Outubro. Ele é uma adaptação de Fábulas (Fables), uma HQ super premiada, criada por Bill Willingham e lançada sob o selo Vertigo.  Assim como o último jogo da Telltale, The Walking Dead, não é preciso ter lido os quadrinhos para entender a história.

1396014_659772060709660_1839281467_nContos de Fadas deixam suas vidas de fantasia por causa do “Adversário”, que é como eles chamam, para viver em uma comunidade clandestina em Nova York. O Lobo Mau, Bigby Wolf, decide deixar de ser vilão e se transforma no Xerife linha dura desta comunidade. Não, não ache estranho, os papéis não foram invertidos nessa história, apenas vistos de modo diferente. O lenhador, por exemplo, antes salvador de garotinhas com capuz vermelho, deixou que a bebida afetasse seu caráter e se tornou um espancador de mulheres.

Outros personagens aparecem na história. Mas não vou contar aqui porque estragaria uma grande parte da experiência: Explorar o cenário e descobrir pouco a pouco como as suas decisões afetam a história. Uma anotação aqui, uma contradição ali, uma omissão lá… Você sente prazer em investigar junto com o Bigby.

Nesse primeiro episódio – serão cinco ao todo, para essa primeira temporada, ok? – eu meio que me importei e fui cativada pelo Bigby novamente ( já conhecia Fábulas antes do jogo), mas para quem não conhece não tem como não se importar. Saber que ele mora num minúsculo quarto quente com uma geladeira vazia e uns poucos móveis, ver a situação da mesa da sua casa, com restos de comida e bitucas de cigarro, me faz pensar sobre quanto tempo faz que ele não dorme direito.

a0676935954d995aceac3174a70a43e8Agora, Nova York… Ver a cidade iluminada com azul e roxo na cena de abertura deixa seus olhos em deleite pela escolha acertada da paleta de cor. A Nova York de The Wolf Among Us é escura, terrível e maliciosa como em um romance policial noir com toque de luz neon. Eu sei que o Lobo Mau terá que passar por inúmeros cliffhangers para defendê-la, bem mais do que teve nesse primeiro episódio… Mas isso não é ruim. Pelo contrário, renderá episódios deliciosos nesses próximos meses.